Ao todo, foram destinados R$ 4,5 milhões de um total potencial de R$ 68 milhões; Metade do montante recorde foi direcionado ao Estado do Rio Grande do Sul
O esforço na reta final ajudou e a cidade de Ribeirão Preto alcançou o valor recorde de R$ 4,5 milhões em destinações do IRPF 2023 para o Terceiro Setor. Ficou em segundo lugar no Estado de São Paulo atrás somente de São Paulo, capital. Embora o montante destinado seja significativo, ainda é tímido considerando o potencial total de destinação que, no exercício 2023, chegou a R$ 68 milhões na cidade, segundo a Receita Federal.
Dos R$ 4,5 milhões destinados, metade foi para ao Estado do Rio Grande do Sul, severamente castigado pela recente tragédia climática. A outra metade foi direcionada aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso, que irão repassar os recursos aos projetos do Terceiro Setor devidamente cadastrados e homologados.
União de Forças
Nos dez dias que antecederam o fim do prazo de entrega da declaração do IRPF 2023 (que terminou em 31/5), um grupo de entidades setoriais/empresarias e voluntários, de Ribeirão Preto, realizou uma forte campanha de conscientização pelas redes sociais, sites, grupos de WhatsApp e, principalmente, junto aos veículos de comunicação.
As peças publicitárias incentivaram o(a) contribuinte a fazer a destinação de até 6% do IR devido mostrando que era só marcar o campo dessa opção no ato do preenchimento e envio do formulário. A campanha direcionou o contribuinte para o site casadocontabilista.org.br onde estavam todas as informações sobre como realizar esse ato de solidariedade.
Somaram forças nessa ação de reta final: Aescon/Casa do Contabilista (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região), Instituto Ribeirão 2030, SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista), CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), SEHORB (Sindicato das Empresas de Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares), SINCOMERCIO STZ (Sindicato do Comércio Varejista de Sertãozinho), Associação Independente Núcleo Postos RP, Instituto ConecTwoo e Núcleo 360 Marketing e Comunicação.
Da Redação.
Foto: Divulgação.