Em uma sala de demonstração dentro da sede da Apple depois de lançar o headset de realidade estendida (XR) – uma categoria que inclui realidade aumentada, virtual e mista – Vision Pro na metade de 2023, o CEO Tim Cook sorriu para as fotos enquanto estava perto do mais novo produto da empresa, assumindo um dos maiores riscos do ano.
A Apple manteve o Vision Pro praticamente fora do alcance dos curiosos naquele dia. Apenas em alguns briefings privados os repórteres tiveram a oportunidade de testá-lo, destacando o fato de que o Vision Pro ainda era um trabalho em andamento passando por mudanças de design para torná-lo mais leve e confortável antes de seu lançamento oficial em 2024.
Desafios
Tim Cook há muito fala sobre o potencial da realidade aumentada para ajudar as pessoas a se comunicarem e colaborarem. Agora ele terá que provar que um dispositivo que combina realidade virtual e realidade aumentada, uma tecnologia que sobrepõe imagens virtuais em vídeo ao vivo do mundo real, é de fato o futuro da computação. E não será uma venda fácil: é um hardware desajeitado de US$ 3.499 (cerca de R$ 17 mil) que você usa no rosto.
O dispositivo é também o primeiro grande produto de hardware de Cook em 7 anos e apenas o terceiro em seu mandato como CEO desde a morte do cofundador da Apple, Steve Jobs. O óculos chegará em um momento em que o mercado de XR estagnou com pouca adoção pelo consumidor convencional.
O Vision Pro também terá aplicativos e experiências limitadas desde o início e será conectado a uma bateria do tamanho de um iPhone.
Mas Jeremy Bailenson, diretor fundador do Laboratório Virtual de Interação Humana da Universidade de Stanford, disse que empresas como a Apple apostam que os clientes acabarão usando dispositivos como esses para quase tudo. “Vamos usar o meio, mas quando ele merecer seu sustento”, disse Bailenson. “Apostar na VR como o novo smartphone é arriscado.”
Apesar de gerir uma empresa avaliada em US$ 3 trilhões, com centenas de bilhões de dólares em mãos, há muita coisa em jogo para Cook. As empresas de tecnologia normalmente não duram muito no topo do setor, à medida que novas tecnologias tomam o mundo e, em última análise, destronam o líder.
Os céticos não têm certeza se o Vision Pro é o substituto capaz de sustentar o reinado estruturado pelo iPhone: o dispositivo está entrando em um mercado incerto enquanto enfrenta complexidades de design e custos elevados. Ao mesmo tempo, o potencial é grande.
Quase todos os novos produtos da Apple prometem usar telas de tamanhos variados para mudar a forma como vivemos. O Vision Pro tem potencial para fazer tudo isso de uma forma ainda mais marcante e pode trazer novo interesse ao mercado de forma semelhante ao que o iPod fez para tocadores de música ou o iPhone para smartphones.
O óculos de XR também pode acabar sendo o produto que definirá o legado de Cook.
Fonte: Portal CNN
Foto: Divulgação Apple