Inteligência Artificial já é utilizada em 80% das empresas da América Latina

O estudo da Ntt Data contou com a participação de 120 líderes empresariais da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru

O estudo Inteligência Artificial na América Latina 2023, elaborado pela Ntt Data em parceria com o MIT Tech Review, revela que 80% das empresas latino-americanas têm projetos de Inteligência Artificial (IA) em andamento. Também mostra que, entre as empresas sem projetos de IA, 17,5% têm planos para começar em um ano e apenas 3,3% não tem planos para utilizar a tecnologia.

A relevância do potencial da Inteligência Artificial para revolucionar os negócios continua crescendo. Isso foi reconhecido por 71% das empresas entrevistadas, em comparação com 58% da edição de 2020. Nenhum líder entrevistado acredita que essa tecnologia não terá impacto em sua organização.

Em termos de investimento, o estudo mostrou que 9% das empresas pesquisadas pretendem investir entre 11% e 15% do orçamento de tecnologia em Inteligência Artificial e 10% das empresas, acima de 15%. Em entrevistas qualitativas realizadas presencialmente para o estudo, os executivos destacaram que a adoção da IA abrange funções, métodos e processos em toda a organização, promovendo uma abordagem integrada e sistêmica para sua adoção. Há um consenso de que o investimento continuará expressivo nos próximos anos.

Quanto ao nível de maturidade, 39% afirmam estar na fase de “exploração” (ante 21% na pesquisa anterior), 30% em “produção”, ou seja, a empresa conseguiu converter as iniciativas em ações concretas (ante 20% há um ano) e 10% “inexperientes” (19% em 2022). Além disso, 6% estrearam na categoria “liderança de mercado”.

Embora a primeira área onde os projetos baseados em Inteligência Artificial são implementados seja o próprio departamento de TI (16%), eles também aparecem em Vendas e Negócios (15%) e Atendimento e Suporte ao Cliente (11,5%). A busca pela melhoria da eficiência e da qualidade das operações (64%) e a capacidade de enriquecer a experiência do usuário (62%) são os principais motivadores da implementação.

Entre os benefícios identificados estão o aumento da eficiência operacional (56%), a automação de tarefas monótonas e propensas a erros (48%), a capacidade de analisar em escala (41%) e a capacidade de tomar decisões precisas e informadas (também 41%).

O relatório também aponta algumas das principais barreiras para a adoção dessa tecnologia na região, como falta de talentos especializados (20,5%), custos associados à implementação e manutenção (12,5%), falta de conhecimento sobre os possíveis benefícios da Inteligência Artificial (11%) e resistência à mudança dentro da organização (11%) destacam-se como os principais desafios a serem superados.

Fonte: Site Mercado & Consumo e Relatório Ntt Data

Imagem: EBC

Figital Experience

Artigos relacionados:

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Nenhuma categoria
  • Opinião
  • Projetos
    •   Back
    • Varejo 5.0
    • Artigos
    • Colunistas
    • PodFigital (Podcast)
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Varejo e Consumo
    • Serviços
    • Indústria
    • Agro
    • Tecnologia
    • Turismo e Lazer
    • Cultura e Entretenimento
    • Comunicação e Marketing
    • Experiência do Cliente
    • Comportamento
    • Empreendedorismo e Inovação
    • Educação
    • Fomento
    • ESG
    • PodFigital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, Varejo!
    • Varejo +
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Sobre nós

Físico + Digital = Figital!

Primeira plataforma de negócios, qualificação e experiência Figital, do Brasil! Interaja com a gente.

Notícias mais lidas

  • All Post
  • Agenda
  • Editorias
  • Nenhuma categoria
  • Opinião
  • Projetos
    •   Back
    • Varejo 5.0
    • Artigos
    • Colunistas
    • PodFigital (Podcast)
    •   Back
    • Economia e Mercado
    • Varejo e Consumo
    • Serviços
    • Indústria
    • Agro
    • Tecnologia
    • Turismo e Lazer
    • Cultura e Entretenimento
    • Comunicação e Marketing
    • Experiência do Cliente
    • Comportamento
    • Empreendedorismo e Inovação
    • Educação
    • Fomento
    • ESG
    • PodFigital
    •   Back
    • Cupom Azul
    • Cupom Azul +
    • Conexão Varejo
    • Vai, Varejo!
    • Varejo +
    •   Back
    • Trilhas de Capacitação
    • Eventos
    • Grupos Temáticos
    • Missões Empresariais

Newsletter

Sea Adventure

Letter wooded direct two men indeed income sister impression.

Mundo Figital

Redes sociais

Categorias

Tags

Edit Template