Fruto da união de forças entre SINCOVARP, CDL, SINCOMERCIÁRIOS, Sebrae SP e Senac SP, com vários parceiros, trata-se da maior iniciativa de qualificação e fomento ao Comércio Varejista, já realizada em Ribeirão e região
Liderado por SINCOVARP e CDL, em conjunto com SINCOMERCIÁRIOS, Sebrae SP e Senac SP, o Movimento “Conexão Varejo: Empreender de ponta a ponta!” é a maior iniciativa de qualificação e fomento ao Comércio Varejista já realizada em Ribeirão Preto e região.
Ao todo, são três frentes de ação. A primeira tem objetivo de oferecer uma extensa grade de cursos, oficinas, palestras, seminários, mentorias, grupos temáticos, consultorias, ações de inovação e muitos outros conteúdos de qualificação, online e presenciais, para empreendedores e colaboradores do Comércio Varejista. Para isso, já estão consolidadas parcerias com Senac SP, Sebrae SP e Funtec, por meio de seus portifólios que abraçam, de ponta a ponta, desde a pessoa que está pensando em empreender até MEIs, micros, pequenas, médias e grandes empresas que já estão no mercado. São dezenas de ferramentas para todos os níveis do empreendedorismo, disponibilizadas de forma conjunta e inteligente.
A segunda frente de ação tem objetivo de facilitar o acesso dos empreendedores do Varejo a recursos financeiros que permitam a viabilidade dos negócios e novos projetos. Para tanto, o Movimento já firmou parcerias com as principais cooperativas de crédito de Ribeirão Preto: Sicredi, Cresol e Sicoob Cooperac. As instituições vão disponibilizar linhas de microcrédito e serviços financeiros voltados ao Setor Lojista, entre outras ferramentas de apoio, sem falar que o cooperativismo de crédito tem conexão direta com o empreendedorismo e o Varejo.
E a terceira frente será por meio de projetos pelos quais os empreendedores lojistas poderão colocar em prática tudo aquilo que aprenderam, desenvolveram e viabilizaram por meio das frentes 1 e 2. Um deles é a ação “Varejo Aqui!”, a ser realizada periodicamente e em um só local, disponibilizando atendimentos consultivos multidisciplinares com todas as orientações para que o empreendedor faça seu negócio acontecer.
Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do SINCOVARP e da CDL RP, empreendedores, colaboradores e consumidores, são os principais fatores humanos do Comércio Varejista. “Temos a certeza de que, ao investirmos em capacitação e fomento do setor lojista, vamos gerar cada vez mais vendas, investimentos para a cidade, empregos e vamos ajudar a fazer a roda da economia girar. Todos ganham, até porque o Movimento ‘Conexão Varejo’ já nasce com grande alcance econômico e social! Como representante oficial do setor, esse é um dos maiores objetivos do SINCOVARP que atua sempre em cooperação com a CDL, em articulação com parceiros públicos e privados”, afirma.
Para Regina Pesoti Zagretti, presidente do SINCOMERCIÁRIOS, o Movimento “Conexão Varejo” também é importante para os empregados do setor. “A maioria dos comerciários tem parte de sua renda vinda das comissões. Quanto maiores forem as vendas, maiores serão os ganhos dos trabalhadores e suas famílias, e, nesse sentido, a qualificação e o fomento são decisivos. Ajudar nossos representados a trabalharem de forma positiva e a prosperarem, é uma das nossas preocupações”, diz.
Paulo Arruda, gerente regional do Sebrae SP, destaca que o Movimento “Conexão Varejo” tem um grande potencial de expansão. “O Comércio Varejista e só o começo, afinal, ele também se conecta, de forma transversal, com o setor de turismo e outros serviços, com a indústria e até mesmo com o agronegócio. É uma iniciativa agregadora de valor, de fôlego e que vai ao encontro da razão de ser do Sebrae SP: apoiar as micro e pequenas empresas paulistas!”, afirma.
De acordo com Leandro D’Arco, gerente do Senac Ribeirão Preto, qualificar e apoiar o setor de Comércio e Serviços é a grande missão da instituição. “Temos uma grande expectativa, apostamos muito nas parcerias e na união de forças promovida pelo ‘Movimento Conexão Varejo: Empreender de ponta a ponta!’. Estamos empenhados em contribuir para essa iniciativa que está unindo forças por um grande objetivo”, diz.
Segundo André Rezende, head do Movimento, o Comércio Varejista precisava de uma iniciativa como essa, ampla e agregadora, ainda mais nesse pós-pandemia. “Embora o setor esteja numa fase de recuperação, há ‘dores’, algumas antigas e outras mais recentes, que o setor lojista precisa enfrentar e superar e, ao mesmo tempo, olhar para frente. O desafio dessa parceria é apoiar e promover o desenvolvimento do Varejo de forma a estimular positivamente outros setores produtivos também. Em desenvolvimento econômico, a conexão é decisiva. Um setor completa e alavanco o outro, e assim alimentamos um ciclo de prosperidade em que todos ganham”, finaliza.
Pontapé inicial
E a primeira ação do Movimento a sair do papel foi a parceria com o programa “Capacita Varejo”, junto à Funtec – Fundação de Formação Tecnológica, instituição pública de ensino ligada à Prefeitura de Ribeirão Preto. Foram criados 9 cursos gratuitos, práticos, de curta duração e de fácil aplicabilidade, totalmente personalizados para o setor lojista, além dos cursos regulares que a instituição já oferece. Em 2023, foram formadas cinco turmas com cerca de 150 alunos qualificados a empreender ou trabalhar no Comércio.
“A qualificação de mão obra é uma grande necessidade para o mercado, como um todo, em Ribeirão Preto e no Brasil. E esse é o nosso grande propósito, enquanto instituição de ensino pública municipal. O programa ‘Capacita Varejo’ é um exemplo de diálogo e parceria entre poder público e sociedade civil organizada. Os representantes do Varejo nos trouxeram a demanda e, de pronto, tiveram nosso respaldo até por ser uma ideia alinhada com nossos objetivos. É parceria forte com baixo custo e alta eficiência”, afirma Rodrigo Simões, diretor-presidente da Funtec.
Os cursos gratuitos da parceria com a Funtec, são: Vendas e Atendimento ao Cliente, Pós-venda e Fidelização de Clientes, E-Commerce, Loja Organizada Vende Mais, Visual Merchandising, Inovação no Varejo, Empreendedorismo – MEI, Gestão e Finanças, e de Operador de Caixa. Informações e inscrições pelo (16) 3931.5400, pelo site https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/funtec ou direto na Rua Álvares Cabral, 629, centro, de segunda à sexta, das 9h às 17h.
Da Redação
Foto: Núcleo 360 Marketing